quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Passes curtos...

 Em 04 de agosto de 2021, eu escrevi algo assim:

"Dados...

Sou claudicante com os números, e por isso os submeto ao escrutínio geral...
Se eu estiver errado, corrijam-me:
Alguns números para reflexão sobre Campos dos Goytacazes, e as políticas de enfrentamento da Pandemia.
População nacional estimada pelo IBGE, aproximadamente 215.000.000.
Mortos pela Covid no Brasil, aproximados 550.000.
População de Campos dos Goytacazes, 500 mil aproximados.
Número de mortos na cidade: 1500.
A taxa percentual de mortos nacional é de 0,25 %.
A taxa percentual de mortos em Campos dos Goytacazes é de 0,3%.
A relação percentual da população campista em relação à nacional é da ordem de 0,23%, ou seja, Campos dos Goytacazes representa 0,23% do total de habitantes do Brasil.
A taxa de percentual de mortos em Campos dos Goytacazes pela Covid em relação ao número de mortos no Brasil é de 0,27%, ou seja, Campos dos Goytacazes teve 0,27% de todos os 550 mil mortos no Brasil, apesar da cidade contar com 0,23% (500 mil habitantes) do total de 215.000.000 de habitantes.
Conclusões:
A taxa de mortalidade em Campos dos Goytacazes de 0,3% é 40% maior que a taxa nacional 0,25%, já que a diferença absoluta é de 0,05%.
Quando analisamos os números de mortos na cidade na razão de seu peso populacional em relação ao todo demográfico nacional, a desproporção também ultrapassa os 30%.
Em resumo: morar em Campos dos Goytacazes lhe dá 40% a mais de chances, na média, de morrer de Covid, ao mesmo tempo que podemos considerar que este risco também se confirma quando comparamos a população da cidade e do país, quando os mortos ultrapassam em mais de 30% o peso relativo da cidade na demografia geral."

Pois bem, pois bem...

Ontem, para minha surpresa, quando a média de infectados chegou a mais de 180 mil pessoas (algo três vezes mais que no pico anterior da pandemia), e quando a média de mortos ultrapassou 600 pessoas (o maior número desde setembro de 2021), o Prefeito de Campos dos Goytacazes disse que a cidade "NÃO ENTRARÁ EM LOCKDOWN"!

Como eu já disse, eu tenho profundo respeito pelo alcaide da cidade, e uma enorme esperança que ele possa ser, de fato, quem ele nos faz acreditar que é: uma pessoa comprometida com sua terra, e com seus cidadãos...

Por outro lado, eu também já disse na Carta Aberta ao Prefeito de Campos dos Goytacazes que o mandatário parece um capitão sem tripulação, um Zico sem Adílio, Leandro, Júnior, Mozer, Andrade e outros, enfim, está isolado no deserto de competências da sua equipe...

Sim, porque só isso justifica que um prefeito que detenha os números que citei acima, possa vaticinar que NÃO TERÁ LOCKDOWN!!!!!

O prefeito, como vemos, não tem um cérebro ao seu lado para lhe dizer como as coisas estão!

Claro que cabe ao prefeito ufanar otimismos, e não deixar o ânimo cair...este é o papel dele!

Mas quem dentre seus auxiliares e apaniguados fará o papel do chato, do impertinente, para dizer as verdades inconvenientes, e assim poupar o prefeito de "ir longe demais" no otimismo?

Eu acredito que quando a autoridade máxima eleita na cidade diz uma coisa destas, ele já se consultou com seus oráculos!

Será que apenas servem para dizer amém estes técnicos?


Vamos fazer outras continhas:

O Brasil tem hoje 79% de pessoas com uma dose de vacina, quase 70% de pessoas com esquema vacinal completo (duas doses), e 20 e poucos por cento de pessoas com reforço...

Ou seja, temos algo em torno de 30% de pessoas sem nenhuma cobertura vacinal, sendo que parte deste contingente será atingido com a vacinação de crianças entre 05 e 11 anos.

Mesmo assim, a base de proliferação da variante mais recente, a Ômicron, é de 30% de pessoas do país...

Ora, se mesmo neste contingente reduzido de 30% de pessoas sem qualquer dose, a cepa do vírus esteja se reproduzindo e infectando com esta velocidade e alcance, com mortalidade retornando à casa dos 600 óbitos/dia, como explicar que o país inteiro não esteja se preparando para o pior, e mais, não estejam já em vigor as medidas de afastamento social e reclusão?

Alguns dados mostram que esta (nova) omissão é ainda mais criminosa que a anterior:

a) Nos países onde a variante Ômicron eclodiu primeiro, ou onde se imagina que isso tenha acontecido (sul da África e Europa), a onda de infecções se projetou ao máximo e declinou em um mês, justamente porque foram adotadas medidas rígidas de contenção social;

b) No Brasil, a Ômicron já ultrapassou este lapso de tempo, e parece indicar que o ápice de infecções e mortes esteja por vir...

Há outro perigo no caminho...

A imonugenicidade dos vacinados com duas doses, e parte dos que tomaram dose de reforço em outubro do ano passado começa a cair, deixando-os sujeitos às formas mais graves de desenvolvimento dos sintomas!!!

Pergunta-se:

Para que serve a Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes?

Para que servem os responsáveis pelas respostas sanitárias da cidade à pandemia?

Até quando o Prefeito vai deixar seu time seguir fazendo gols contras?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem faz a fama, deita na ca(â)ma(ra)? Um breve momento na Gaiola das Loucas!

  Algo vai muito mal quando juízes e policiais protagonizam política, e pior ainda, quando são políticos que os chamam para tal tarefa... Nã...